"O Homem do Cavalo Branco" é o livro que estou lançando pela editora carioca Documenta Histórica. A obra foi contemplada na chamada pública "Novos Autores Fluminenses" da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Edital 029/2010). Nesse espaço apresento algumas preliminares e curiosidades sobre o livro, além de notícias da imprensa sobre os lançamentos em Campinas, Rio de Janeiro e outras cidades.
domingo, 1 de abril de 2012
Afonso Coelho, o "homem do cavalo branco"
"O Homem do Cavalo Branco - uma história do jornalismo policial da Belle Époque carioca" é o livro que lancei pela Editora Documenta Histórica. O livro conta a história de vida de Afonso Coelho de Andrade (1875-1922), o maior estelionatário da Velha República, que assustou o sistema judiciário republicano com seus golpes e fugas sensacionais. A narrativa, que tem como pano de fundo as relações entre imprensa sensacionalista, polícia e sociedade na Belle Époque carioca, descreve as aventuras do "herói das mil notícias" do Jornal do Comércio, o "Rocambole brasileiro", êmulo dos heróis dos folhetins franceses do século XIX.
A obra inédita, escrita no estilo romance-reportagem, é o resultado de uma pesquisa de três anos em microfilmes de jornais antigos e processos judiciais do Arquivo Nacional, reunindo crônicas e poesias de Olavo Bilac, João do Rio, Orestes Barbosa, Lima Barreto, Monteiro Lobato e outros escritores da época.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário